Reversão da laqueadura: o que é e quando é indicada? - Elo Medicina Reprodutiva
Elo Medicina| WhatsApp

Por Elo Clínica

Por muitos anos, a laqueadura foi um dos procedimentos mais utilizados para garantir a contracepção da mulher quando ela não desejava ou, então, não podia utilizar métodos hormonais (como a pílula anticoncepcional). Porém, atualmente, essa recomendação está em desuso e já não é indicada normalmente.

Hoje podemos optar por outros métodos com alta taxa de eficácia. É o caso, por exemplo, do DIU de cobre ou hormonal e o implante subdérmico.

Porém, muitas mulheres passaram pela laqueadura e depois se arrependem e desejam engravidar novamente. O que pode ser feito nesses casos? Uma das opções que a medicina oferece é a reversão da laqueadura.

Neste texto, falaremos sobre o que é esse procedimento e quando ele é indicado. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é a laqueadura?

A laqueadura é um método de contracepção feminina definitivo, também chamado de esterilização feminina. No procedimento, é realizada uma obstrução das tubas uterinas, impedindo a passagem dos espermatozoides e inviabilizando a fecundação.

O procedimento pode ser feito por alguns métodos, tais como:

  • Amarrar e cortar as tubas;
  • Apenas amarrar;
  • Cauterizar. 

Ainda assim, há uma chance rara de falha do método, dependendo da técnica utilizada. É quando ocorre uma reversão espontânea da laqueadura. 

Por que ela não é mais tão utilizada?

Como falamos na introdução, anteriormente a laqueadura era indicada para as pessoas que não queriam engravidar e desejavam métodos de longo prazo ou duradouros. Por isso, essa era a indicação nesse tipo de situação, já que não haviam, de forma popularizada, os métodos contraceptivos de longo prazo e opções não-hormonais.

Atualmente as mulheres podem contar com:

  • DIU de cobre (ou cobre e prata), cuja duração é 10 anos; 
  • DIU hormonal, cuja duração é 5 anos;
  • Implante subdérmico, cuja duração é 3 anos.

Contudo, mesmo assim, muitas ainda buscam a laqueadura por se tratar, justamente, de um método quase definitivo. Elas não desejam engravidar e, assim, não querem se preocupar com métodos contraceptivos temporários, ainda que possam ser utilizados por longo prazo.

Mas, e quando a laqueadura é realizada e a mulher se arrepende posteriormente? Eventualmente isso ocorre. Por isso, pode ser interessante pensar em outras alternativas ao invés do procedimento definitivo. Entre os casos mais comuns de arrependimento, estão:

  • O início de um novo relacionamento, que despertou o desejo em formar uma nova família com a pessoa;
  • Realização do procedimento de forma precoce, levando a um arrependimento depois de um tempo;
  • Influência de um então parceiro e familiares, gerando um procedimento que não era o que a mulher desejava naquele momento.

Nesses casos, pode-se indicar a reversão da laqueadura, como veremos a seguir.

O que é a reversão da laqueadura?

A reversão de laqueadura é um procedimento cirúrgico, que também é chamado de reanastomose tubária. Ela é possível quando não houve uma remoção das tubas ou não foram utilizados métodos como a cauterização. Assim, é possível buscar formas de realizar a religação.

A cirurgia é feita normalmente por videolaparoscopia. Esse é um dos métodos mais seguros e menos invasivos e garante que a paciente terá uma boa recuperação do procedimento.

Quando a reversão da laqueadura é indicada?

A reversão da laqueadura possui algumas indicações específicas. São elas:

  • Idade da mulher (abaixo de 35 anos);
  • Tempo transcorrido desde o momento em que o procedimento foi realizado;
  • A técnica utilizada na laqueadura;
  • As condições do sistema reprodutor feminino. 

É importante considerar, portanto, se realmente vale a pena, no que diz respeito às condições de fertilidade da mulher ou mesmo do seu parceiro. Por isso, ambos também são submetidos a diferentes exames para avaliar a saúde reprodutiva. 

Há outras opções além da reversão da laqueadura?

Quando o caso não se enquadra no caso de reversão da laqueadura é possível conseguir engravidar novamente? A resposta é sim. A medicina reprodutiva oferece como solução, nesse caso, a fertilização in vitro (FIV).

Na técnica a fecundação acontece em laboratório, sem precisar das tubas uterinas, e os embriões formados são transferidos posteriormente para o útero.

Reversão da laqueadura ou FIV: qual a melhor opção?

Quando pensamos em questões de custo-benefício e possiblidades de uma frustração, a FIV mostra-se um procedimento muito mais recomendado para quem deseja engravidar novamente. A reversão de laqueadura não garante o retorno da fertilidade. Isso dependerá de muitas questões relacionadas às condições do sistema reprodutor feminino naquele momento.

Por isso, a reprodução assistida permite que você já recorra diretamente à possiblidade de engravidar, com menos sofrimento pelas diversas tentativas malsucedidas.

A FIV É um tratamento indicado diversos casos de infertilidade, feminina e masculina

Contudo, há ainda quem tenha interesse em realizar a reversão de laqueadura. É o seu caso? Então, leia outro texto completo detalhando como o procedimento é feito e tire suas dúvidas sobre o tema.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *