Como preservar a fertilidade? - Elo Medicina Reprodutiva
Elo Medicina| WhatsApp

Por Elo Clínica

A fertilidade é um aspecto importante na vida de homens e mulheres que têm o desejo de ter filhos. Para que o processo de reprodução aconteça com sucesso, é necessário que o corpo esteja em bom funcionamento, com os órgãos reprodutivos saudáveis e com bons parâmetros de fertilidade.

Algumas condições, entretanto, podem levar o indivíduo a encontrar dificuldades para alcançar a gravidez. Problemas de infertilidade feminina e masculina são comuns em idade reprodutiva, mas podem ser evitados em alguns casos e quase sempre tratados.

Muitos não sabem, mas casais que buscam a gravidez podem adotar medidas como forma de prevenção, a fim de preservar a sua fertilidade e aumentar as chances de realizar o sonho de ter filhos.

Neste texto, saiba quais as atitudes homens e mulheres podem tomar para preservar a fertilidade e alcançar a gravidez.

Como preservar a fertilidade?

Para preservar a fertilidade existem alguns hábitos importantes a serem adotados na vida de homens e mulheres, capazes de evitar problemas maiores no futuro. Eles podem reduzir as chances de uma possível alteração no sistema reprodutor que cause a infertilidade.

Preservação da fertilidade feminina

Toda mulher nasce com um número já determinado de folículos nos ovários, que posteriormente são desenvolvidos e liberam óvulos para a fecundação. Essa quantidade representa a reserva ovariana feminina e é um dos parâmetros de fertilidade.

Com o passar do tempo e o avanço da idade, a mulher tem sua reserva diminuída, tanto em quantidade dos folículos, quanto em qualidade dos óvulos. Isso acontece a cada ciclo e pode reduzir as chances de gravidez, principalmente em mulheres com mais de 35 anos.

É indicado que as mulheres tentem engravidar antes dessa idade, porém, atualmente as jovens buscam uma independência financeira maior e uma estabilidade antes de pensar na possibilidade de ter filhos. 

No entanto, é possível recorrer ao congelamento de óvulos para preservar a sua fertilidade, e utilizá-los em um momento em que estiver mais preparada. O procedimento é chamado preservação social da fertilidade. 

Hábitos de vida também influenciam de forma negativa nos aspectos de fertilidade da mulher. O uso de álcool em excesso, tabagismo, alimentação desbalanceada, obesidade, sedentarismo e a prática excessiva de atividades físicas, são alguns hábitos que podem causar a infertilidade feminina. Problemas com bulimia e anorexia também oferecem riscos.

Por isso, deve haver um equilíbrio na vida da mulher para que essas ações não prejudiquem a sua saúde e qualidade de vida, evitando, ao mesmo tempo, problemas de fertilidade.

Preservação da fertilidade masculina

Normalmente os homens não enfrentam a mesma dificuldade que as mulheres em relação à idade reprodutiva. É comum que seus parâmetros seminais sejam normais até os 40 anos, enquanto os espermatozoides, por outro lado, são produzidos durante toda a vida, desde a puberdade, não havendo assim a diminuição da fertilidade ou a urgência de buscar a gravidez.

Ainda assim, existem alguns fatores que podem ser observados e evitados, a fim de preservar a fertilidade masculina. Uma das causas de problemas com a produção dos gametas é a exposição prolongada à radiação e produtos químicos. Homens que trabalham nessa área e necessitam passar por esta exposição devem se cuidar e manter a regularidade dos exames como forma de prevenção.

O tratamento para doenças como o câncer também pode ser prejudicial para a fertilidade do homem. Sabendo disso, ele pode optar pelo congelamento de seus gametas, por meio da criopreservação: preservação oncológica da fertilidade. 

Ele pode utilizá-los nas técnicas de reprodução assistida quando terminar o tratamento da doença.

Outro aspecto que pode causar a infertilidade masculina é o aumento da temperatura dos testículos, que também altera a produção dos espermatozoides. Homens que trabalham com muita exposição ao calor, devem ficar atentos à essa questão para evitar problemas futuros.

Hábitos de vida também interferem na saúde reprodutiva dos homens. Assim, é necessário evitar o uso de álcool em excesso, de anabolizantes, o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade, ajudando na preservação de sua fertilidade. 

Como preservar a fertilidade com técnicas de reprodução assistida?

Existem duas formas de promover a preservação social da fertilidade, realizada com o uso de técnicas de reprodução assistida: pelo congelamento de gametas ou de embriões. Os dois procedimentos são feitos na fertilização in vitro (FIV).

Homens e mulheres passam por processos de análise dos gametas para identificar a qualidade e quantidade de óvulos e espermatozoides disponíveis para o tratamento. O exame realizado para avaliar os gametas masculinos é o espermograma, feito após a coleta do material.

Já a mulher passa primeiro pela avaliação da reserva ovariana. Depois ela recebe dosagens hormonais para estimular o desenvolvimento folicular e obter mais óvulos para o congelamento.

Outra forma de preservação da fertilidade é o congelamento de embriões, feito após a avaliação da fertilidade, estimulação ovariana, coleta e análise dos gametas e fecundação, processo pelo qual os embriões são formados. 

Ambos os procedimentos podem ser utilizados na preservação oncológica da fertilidade, quando pacientes passam por tratamentos contra o câncer, que causam danos temporários ou permanentes à fertilidade. As células criopreservadas são utilizadas, nesse caso, a partir do final do tratamento. 

Como a preservação da fertilidade acontece na reprodução assistida?

Mulheres e homens que pretendem preservar a fertilidade, podem realizar o processo pela fertilização in vitro (FIV), técnica obrigatoriamente utilizada para obter a gravidez no futuro. Considerado o principal método da medicina reprodutiva, a FIV conta com ótimos índices de sucesso por ciclo de realização do tratamento.

Por se tratar de uma técnica feita grande parte em laboratório, como a micromanipulação de gametas para a fecundação e o cultivo embrionário, a FIV é técnica usada após o descongelamento dos gametas e a única que possibilita o congelamento de embriões.

Se você se interessou pelo assunto, leia mais sobre a infertilidade masculina, entenda quais outros aspectos podem interferir no processo de reprodução e saiba como o problema pode ser tratado.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *